quarta-feira, 19 de setembro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É UMA OPÇÃO DE VENDA (PUT)?

Olá, amigos!


Embora já tenha abordado o tema em outra postagem, na qual confessei que nunca havia trabalhado com opções de venda, acredito que o momento é mais que oportuno para abordar um dos mais valiosos instrumentos de hedge (nome bonito para proteção) disponíveis no mercado: as opções de venda, ou "puts".
Devido às sucessivas crises, é impressionante como elas estão ganhando liquidez e adeptos, o que traz benefícios a todo o sistema. Antes restritas a PETR4 e VALE5, hoje temos razoável liquidez em ativos como OGXP3, BVMF3, ITUB4, BBAS3, GGBR4, entre outras.
Mas afinal, como funcionam as opções de venda?
Antes de mais nada, é preciso entender que opção, seja de compra ("put") ou de venda ("call") é um direito. De comprar ou vender determinado ativo ao qual está atrelado, por um preço pré-determinado, numa data específica. Se tivermos isso em mente, fica mais simples compreender o mecanismo.
Quanto eu compro uma "put", eu compro um direito. O direito de vender a ação por um determinado preço ("strike"), na terceira segunda-feira do mês de vencimento. Como me vendeu um direito, o vendedor passa a ter uma obrigação, a de comprar a ação pelo preço do strike, independentemente do valor de mercado da ação.
Assim, se eu compro 100 opções de venda de VALE5, por exemplo, com strike 36, significa que, no dia do vencimento o vendedor fica obrigado a me comprar 100 ações VALE5 por $36,00, mesmo que o valor de mercado da ação esteja a $32,00.
Para identificar o mês de vencimento, o sistema é o mesmo das opções de compra: a sequência das letras do alfabeto, começando em M (de A a L são as put). Assim, M é janeiro, N, fevereiro, O março etc. E o número que se segue é o strike (atenção: se houver dividendos, eles são abatidos, tem que conferir o preço de exercício real). Por exemplo: VALEV36.
É uma espécie de seguro contra crises, semelhante ao stop loss, mais caro, mas mais eficiente, pois não permite falhas com GAP's, muito comuns em tempos de alta volatilidade. Se você faz venda coberta de opções de compra, como eu, o seu lucro diminuirá, e será a diferença entre o valor da venda da put e da compra da call. Mas o risco também fica limitado, o que hoje em dia tem que ser levado em consideração.
Hoje, olhando pra trás, arrependo-me de não ter dado a devida atenção a esse fantástico instrumento de proteção, que nem é tão caro. Mas nunca é tarde para aprender: já estou protegendo toda a minha carteira com "puts". E dormindo mais tranquilo, eh eh...

Nenhum comentário:

Postar um comentário