quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

OS AXIOMAS DE LAMBARI

Olá, pessoal!
     Se vocês se preocupam com seus investimentos, em especial em Bolsa de Valores, certamente conhecem os célebres Axiomas de Zurique (para conhecê-los, CLIQUE AQUI), obra prima do jornalista anglo-americano, de origem suíça, Max Gunther. Inspirado neles, atualizei uma postagem feita no último pregão de 2011, em que citei as dez lições aprendidas durante o ano, e resolvi criar os Axiomas do Lambari, (ou "Axiomas de Lambarique"), nos quais traço algumas regras básicas que tem me permitido sobreviver com alguma tranquilidade no mar turbulento do mercado de capitais, e ganhar onde a maioria das pessoas físicas como eu perde.

     Ressalvo que opero com um volume elevado, mas um número pequeno de ativos, e somente os que possuem alguma liquidez em opções. E tenho na venda coberta, aliada aos proventos, a principal fonte de rentabilidade na bolsa. Vamos a eles:

1) O Axioma da boa companhia
É o mais importante de todos: ande sempre em boa companhia e durma tranquilo! Somente possua em carteira ações consideradas "blue chips", líderes indiscutíveis de mercado, que você conhece e que já adquiriu confiança. Evite exposição excessiva naquelas que têm o Governo como sócio majoritário, ou que dependam de concessões governamentais: fazem populismo à custa dos acionistas minoritários, não respeitam contratos nem nada. Vide Petrobrás, que tem amargado prejuízos por conta do combustível defasado, Banco do Brasil, colocado a serviço das políticas governamentais, e agora as empresas de eletricidade, concessionárias do Governo. Acredite: o mercado foge do intervencionismo governamental. Busque incrementar sua carteira com ações de empresas privadas sólidas, líderes de mercado e cujo negócio não esteja diretamente relacionado às necessidades básicas da população, pois podem ser vítimas do intervencionismo governamental, mesmo não sendo estatais. E cuja quebra seria catastrófica! Sugestões: VALE5, BBAS3, GGBR4, ITUB4 e BVMF3, que têm muito boa liquidez em opções. Em 2012, só me deram alegria. Mas comece aos poucos, para sentir a dinâmica das cotações de cada uma.
Outro risco são as pré-operacionais. Pode-se ganhar ou perder demais. Veja-se o exemplo da OGX, que perdeu mais de 98% de valor, e hoje é negociada a centavos.
Tudo bem arriscar em "small caps". Mas calcule o risco.



2) O Axioma da rentabilidade
Só existe uma razão para um ser humano em sã consciência comprar ações: ganhar dinheiro! É esse o único propósito do investimento em Bolsa de Valores. A forma mais tranquila é por meio do recebimento de dividendos e juros sobre capital próprio, periodicamente pagos pelas empresas. Mas o "pulo do gato" para rentabilizar uma carteira de ações é a venda coberta de opções de compra (no blog eu explico o que é). Por isso só tenho em carteira ações que me permitam vender opções e remunerar minha carteira.



3) O Axioma da precaução
Toda compra de ações deve seguida de um lançamento de opções ITM ou ATM (no blog eu explico esses tipos de opções, clique aqui para saber mais), seguidas da compra de OPÇÕES DE  VENDA ou PUT (clique aqui para saber mais), para proteção contra quedas muito fortes. É o que tecnicamente se conhece por HEDGE, que eu expliquei em outra postagem (clique aqui) O segundo lançamento, em caso de queda da ação, já é ATM ou OTM, respectivamente. Isso porque nunca sabemos quando vai parar de cair. Esse tipo de venda reduz de cara o prejuízo de uma compra num momento errado, e favorece o psicológico, pois "abatemos" a perda com o lucro da opção. Para maiores informações sobre os diversos tipos de venda de opções, veja postagem específica no blog.



4) O Axioma do calculismo
Valor da opção lançada caiu mais de 1,5% do valor do custo médio das ações, fechar a operação e lançar na série seguinte, no strike equivalente ou superior. Eu explico como ENCERRAR uma operação com opções e ROLAR para outra série (CLIQUE AQUI). Não dá pra ficar esperando o prêmio da série seguinte "derreter". Ganho de 1,5% a 2% por mês sobre o valor da carteira é um ganho interessante, difícil de ser atingido de forma consistente ao longo do ano. Por outro lado, pode acontecer de inverter, e ficar inviável a recompra. Tem que ter agilidade, mané! Lambari tem que ser esperto, senão vira Sardinha!



5) O Axioma do Arrependimento
Nunca recompre opção lançada coberta no prejuízo: lançou tá lançado. Se der exercício, ótimo, realize lucro e avalie as alternativas. Opção não é "borboleta" pra você ficar correndo atrás nos altos e baixos. Estabeleça uma estratégia e tente cumpri-la. Se tiver medo de exercício, venda OTM (out of money, no blog eu explico).



6) O Axioma da sobrevivência
Somente lançar no valor abaixo do preço médio em casos extremos, de baixa muito forte (exceto nas compras acima do seu preço médio). E começar com quantidades menores, só aumentar se a coisa for ficando feia, e ir sobrevivendo até o mercado voltar ou, pelo menos, estabilizar de novo. Ação caiu 20% do seu custo médio, sem justificativa plausível, é hora de uma possível compra pra reforçar a carteira. 


7) O Axioma da Mesquinharia
Não vender opção "no pó". É pura perda de tempo, e um risco desnecessário, para um ganho pífio.



8) O Axioma do Entusiasmo
Evitar o "all in" . É bom ter alternativas, caso as coisas não saiam conforme previsto.



9) O Axioma do Medo
Decorrência do Axioma nº 1: fuja desesperadamente de micos e ações "da moda". E, claro, de empresas terminadas em "X"! Ganhei muito dinheiro com OGX no início do ano passado, quando foi extraído o "primeiro óleo". Comprei na faixa de 9 e 10, e saí a 16,30, após algumas vendas cobertas. Mas não demorou a vir a realidade: Eike é milionário às custas dos incautos que investem em suas empresas. É o melhor marqueteiro do Brasil, mas é péssimo administrador, e cada hora inventa uma maluquice diferente, antes mesmo de consolidar projetos anteriores. Agora mesmo está pensando em criar, com boa injeção de recursos públicos, uma fábrica de chips. Ou seriam "xips" ? Hoje, OGXP3 está cotada a míseros $4,36. És pó, e ao pó retornarás...


10) O Axioma da humildade
Tenha sempre em mente que sua opinião é irrelevante para o mercado. Jamais se julgue um gênio das finanças, você nunca será. Buffets são como Pelés: não nascem todos os dias. Não quer dizer que você não possa ter opinião. Mas seja humilde em reconhecer suas limitações e não opere baseando-se exclusivamente na sua opinião, pois isso é puro "achismo". Lembre-se: você pode estar errado. Adote um método, ou crie um, e siga-o com a possível disciplina.


11) O Axioma da Impiedade
Não sinta apego por ações de nenhuma companhia. Acredite: você não será correspondido! Eu não gosto de ações, gosto de dinheiro. Surgiu uma possibilidade boa de lucro, não tenha d[o nem piedade: TORRE tudo, sem medo de ser feliz!


12) O Axioma da otimização de despesas.
Uma boa maneira de aumentar os lucros é reduzir as despesas. Diminua seus custos de operação. Eu já havia trocado a Corretora Ágora, que cobrava $20,00 por ordem, pela BANIF (atual CGD), que cobrava $15,99, o que resultou numa boa economia. No segundo semestre, a Corretora ATIVA lançou uma corretagem de $4,40 para opções. Uma redução de 78% nos custos de operação com opções, só por sair do comodismo e conhecer alternativas. Faz muita diferença. Mas tem que ter qualidade. Estou zerando minha carteira, e vou testar a corretora MIRAE ASSET em 2013.

13) O Axioma da informação
Mantenha-se informado sobre a conjuntura nacional e mundial. Acompanhe as notícias diariamente, para não ser pego de surpreso. o Twitter pode ser um aliado extremamente útil, se você seguir as contas certas, que contenham informações relevantes do ponto de vista político e econômico. Por exemplo: Folha de São Paulo, Valor Econômico, Brasil Econômico, Infomoney, The Economist entre outros são um bom começo!


14) O Axioma da Adaptação
Considere seus investimentos como um veleiro num oceano bravio: não podemos mudar a direção dos ventos mas podemos manejar as velas de acordo com eles (Henry Dent, Jr.), e continuar navegando onde a lancha mais possante não tem autonomia para ir. Veleiros cruzam oceanos, lanchas ficam sem combustível rapidamente. Adapte-se à realidade. Tem "gurus" operando hoje como faziam antes da crise de 2008. Há uma nova ordem mundial se desenhando, é preciso se adaptar. Acabou, pelo menos por hora, a fase dos grandes ralis, isso é um fato facilmente constatável no dia-a-dia. Aja de acordo com essa realidade. Se as coisas mudarem, ajuste as velas e se adapte. Bolsa é o sistema mais Darwiniano que existe: não são necessariamente os mais fortes que sobrevivem, mas sim os mais adaptados. Não fosse assim, teríamos dinossauros até hoje. E não existiria Lambari, eh eh...

Abraço a todos!

Um comentário:

  1. Lamba, bom dia , me ajuda com uma questão (Se vc ainda estiver respondendo por aqui).
    Me explica esse axioma do calculismo novamente.
    Fiquei na duvida com relação a esse 1,5% .

    "Valor da opção lançada caiu mais de 1,5% do valor do custo médio das ações"

    Não entendi direito o que quis dizer nessa parte.

    Forte abraço e Obrigado.

    ResponderExcluir