domingo, 25 de dezembro de 2016

APOSENTADORIA: QUANTO ANTES VOCÊ COMEÇAR A INVESTIR, MELHOR!

     Olá, amigo!

     Se você chegou até aqui, é porque em algum momento teve a saudável preocupação com um momento futuro da sua vida que certamente chegará: sua APOSENTADORIA! Afinal, não seremos jovens para sempre, não é mesmo? Chegará o momento em que já teremos dado nossa contribuição laboral, e nos restará usufruir de um merecido descanso e aproveitar a vida!
     
     Ocorre que a maioria das pessoas que vivem de salário costumam não dar muita importância a esse evento, confiando na aposentadoria que o governo promete a todos que cumprirem fielmente os requisitos legais. Se você é uma dessas pessoas, o conteúdo deste texto não vai te interessar. Mas, se você, além daquilo que a Previdência Social promete - que já não é lá essas coisas - pretende manter, ou até MELHORAR sua qualidade de vida, tenho boas notícias: é PERFEITAMENTE POSSÍVEL investir, sem maiores sacrifícios, para ter um futuro mais tranquilo, numa rede à beira-mar, tomando água de coco: sombra e água fresca!
     
     Para isso, apresentarei um roteiro simplificado de passos BÁSICOS que, se você seguir com disciplina ao longo da vida, atingirá seu objetivo. Vamos a eles:

1) Organize sua vida financeira.
     
     Esse é o passo mais básico de todos: para investir, você tem que ter uma vida financeira EQUILIBRADA. Em outras palavras, você tem que gastar menos do que recebe, simples assim. Desse modo, a primeira medida que você deve tomar é LIVRAR-SE de dívidas que têm custo financeiro (juros) elevados, tais como cartão de crédito, cheque-especial, empréstimos pessoais etc.
     Entenda uma coisa: JUROS são um BURACO-NEGRO que irá sugar toda a sua capacidade de gerar riqueza! então, PARE DE PAGAR JUROS! Se quiser adquirir um bem, poupe dinheiro e compre À VISTA, com desconto. Além de comprar mais barato, você terá ganho os rendimentos da aplicação durante os meses em que poupou para adquirir um bem. A diferença, acredite, é ABSURDA!

2) Adeque suas despesas.
     
    Mas não basta livrar-mo-nos das dívidas. Esse é apenas o primeiro passo. É preciso ter CAPACIDADE DE INVESTIMENTO. Para isso, é preciso fazer um levantamento rigoroso de todas as despesas, e descobrir onde podemos reduzir gastos, de modo a que, a final, sobre pelo menos 20% do salário para investir. 
          
     O que vou dizer agora é duro, mas é o que sempre pensei: o ser humano é obrigado a viver no máximo com 80% do que ganha. Se ultrapassa esse limite, é porque está vivendo ACIMA de suas possibilidades. O que dizer então daquele que, para viver, gasta 100% do que ganha e ainda faz dívidas? Está fadado a contentar-se com a aposentadoria oficial.
           
     É claro que esse é um número arbitrário, que eu reputo mínimo para começar. Se puder ser MAIS que isso, tanto melhor. Se for menos, digamos, 10%, não está mal, apenas demorará O DOBRO do tempo para atingir o objetivo.

3) Pague-se primeiro. Depois pague aos outros.

     Ao longo dos anos desenvolvi uma técnica eficiente de poupança: ao receber qualquer valor, separo IMEDIATAMENTE os 20% destinados a meus investimentos. Isso é SAGRADO! O dinheiro caiu na conta do banco, já faço logo a transferência para a corretora de valores em que pretendo investir.
      
      O raciocínio é o seguinte: estou deixando de consumir HOJE para que amanhã possa ter uma vida TRANQUILA. Ou seja: estou ME PAGANDO lá no futuro! Tenho certeza que o "você" de amanhã agradecerá o esforço do "você" de hoje!

4) Abra uma conta em corretora de valores.

     Conta em bancos comerciais todo mundo tem que ter. Mas para diversificar os investimentos, é imprescindível abrir conta em uma ou mais corretora de valores. Hoje em dia é simples tudo feito pela internet, sem sair de casa!

5) Comece investindo no Tesouro Direto.

     No início, seu capital é muito pequeno para qualquer outro tipo de investimento. Acumule capital por dois ou três anos investindo em títulos do Tesouro Direto, que aceita aplicações mínimas de R$30,00! 
DICA: Não sabe o que é tesouro direto? então é hora de APRENDER: visite o site oficial do Tesouro Nacional e faça um "tour",  garanto que você não vai se arrepender:


     Procure mais informações a respeito dos diversos títulos públicos na internet, para entender como funcionam. Há muito material de boa qualidade disponível gratuitamente!

DICA 1: o próprio site do tesouro possui um ranking de corretoras pelas taxas cobradas, procure a que cobra O MENOR VALOR, sendo que há corretoras que, ATENÇÃO, não cobram NADA!

DICA 2: sempre REINVISTA os juros recebidos, deixe a mágica dos juros compostos atuar a seu favor!

6) Já possui um capital razoável? Hora de diversificar!

     Nem só de renda fixa vive o investidor! Que tal investir em IMÓVEIS para obter renda de ALUGUEL? Bom né??? 
   
    Mas investir em imóveis para aluguel requer um capital ALTÍSSIMO, que talvez você leve DÉCADAS para conseguir juntar, certo? ERRADO! O que pouca gente sabe é que existem no mercado brasileiro fundos que adquirem imóveis alugados a grandes empresas, bancos, universidades, hotéis e até hospitais, e vendem COTAS, pequenas frações negociadas em bolsa, PERFEITAMENTE ACESSÍVEIS a qualquer investidor! São os FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FII)
     
     Para que vocês tenham ideia, há fundos cuja cota é negociada A MENOS DE $2,00! outros são negociados a mais de $2.000,00. É óbvio que a rentabilidade é de centavos, e você só terá uma boa rentabilidade se possuir uma boa quantidade de cotas!

DICA 1: além de não ter despesas com corretores de imóveis, certidões e impostos, os FII's rendem em média O DOBRO do que um imóvel rende de aluguel para o locador!

DICA 2: além de renderem o dobro, ou até mais, os aluguéis recebidos são ISENTOS de imposto de renda!

DICA 3: DIVERSIFIQUE! Adquira FII's variados, de setores diferentes! Aquela história de todos os ovos no mesmo cesto É SÉRIA...
     
     Como escolher um FII para investir? Bem, aí é outra história, ainda escreverei sobre isso. O básico é entrar em contato com sua corretora, que provavelmente possui consultores aptos a oferecer uma orientação mínima. Há também relatórios de consultoria independente no mercado a preço perfeitamente acessível que podem ser uma ótima ferramenta!

7) Conheça outros produtos de renda fixa

     Nem só de tesouro direto vive a renda fixa! DIVERSIFIQUE: procure se informar junto à sua corretora, ou no mercado,  a respeito de outros produtos de renda fixa, como LCI, LCA, LC, CDB (aquele mesmo do banco), debêntures etc.

DICA 1: conheça os investimentos ISENTOS de imposto de renda, como LCI e LCA;

DICA2: procure produtos que ofereçam rentabilidade próxima ou superior ao DI (depósito interbancário), que é uma taxa pouco inferior à SELIC (juros pagos pelo Governo) levando em consideração, obviamente o imposto de renda.

DICA 3: o imposto de renda dessas aplicações, assim como no tesouro direto, é REGRESSIVO, ou seja: quanto MAIS TEMPO você deixar, MENOS IMPOSTO pagará! A variação é de 22,5% a 15% sobre os rendimentos, de acordo com o tempo de investimento.

8) Ações

     Deixamos para o final o mais perigoso e difícil investimento de todos: ações! Pelo seu elevadíssimo RISCO, apenas um pequeno percentual deve ser investido nesse tipo de ativo, e sempre sob orientação de sua corretora ou de consultorias independentes.

DICA 1: procure ações de empresas consolidadas, que pagam bons DIVIDENDOS!

DICA 2: num estágio mais avançado, faça VENDA COBERTA de opções como forma de remunerar sua carteira de ações. Neste blog há postagens específicas sobre esse tema.

     Eis aí a "receita básica" para uma aposentadoria tranquila! CLARO que isso não se constrói da noite para o dia, ou mesmo em um ou dois anos. Mas, siga esses passos ao longo de cinco anos, e você verá que é perfeitamente possível sonhar com um futuro confortável. 

     Posso garantir: a disciplina e a cultura financeira que você adquirirá são um patrimônio imaterial que você levará para o resto da vida, e ainda repassará a seus familiares, a partir de sua experiência de sucesso!

     Agora é com você! Boa sorte!

     

2 comentários: